Guru Tattva- A Conclusão acerca da posição de Sri Guru.



Pergunta: Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada diz que o guru toma os pecados do discípulo.


Srila Narayana Maharaja: Nunca. O guru fidedigno é qualificado. Ele é como fogo, ele ira queimar tudo. Porque ele pegaria para ele mesmo? Ele não receberá os frutos do karma dos discípulos. Ele irá  por misericórdia rapidamente queimá-los todos. Não há porque ficar confuso sobre isto. Mas se o guru não é qualificado ele não é tattva-jnani, ou se ele é kanistha-adhikari, então ele terá que tomar todos os pecados. Um madhyama-adhikari que esta no nível de madhyama-uttama, oh, ele queimará tudo.


Pergunta: Você diz em seu comentário do Gopi-Gita que se o guru aceita discípulos não qualificados, então a conseqüência será que ele arruinar sua bhakti (do guru). Isto refere a uma classe inferior de guru?



Srila Narayana Maharaja: Sim. Significa que apenas deseja ter vários discípulos. Ele não é qualificado e não é realmente um guru da mais alta classe. Caitanya Mahaprabhu fez de todo o mundo seus discípulos por instruir “Oh você deve cantar os santos nomes” Nós estamos fazendo isto e estamos inspirando muitas pessoas.



Pergunta: eles também usam o argumento de que a menos que alguém esteja na plataforma de uttama, essa pessoa não pode reconhecer outro uttama. Como nós podemos reconhecê-los?


Srila Narayana Maharaja: Deve haver ambição por bhakti, e observando aqueles que não estão tendo ajuda a desenvolver sua ambição, o discípulo deve pensar, “Meu guru não é qualificado”. Eu devo ir a um qualificado guru.



Pergunta: Como um discípulo tem inspiração?


Srila Narayana Maharaja: Ele ira ter verdadeira inspiração e inspiração para suas atividades de sravanam, kirtanam e visnu-smaranam de um guru fidedigno. Se um dito guru não é de certa forma realizado, ele não pode dar a semente de bhakti, porque ele não tem desenvolvido bhakti ele mesmo. Como ele pode dar? Entao ele deve ser substituído.


Gaura Premanande!



O real propósito dos Rupanuga Acharyas (Srila Bhaktivedant Narayan Goswami Maharaj)


Como foi descrito no Sri Sad-gosvami-astaka, Srila Rupa Gosvami está na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, transmitindo apenas os humores que o Senhor desejou que ele pregasse. Todos os discípulos nesta linha são rupanuga Vaisnavas. Eles têm pregado sobre Sri Caitanya Mahaprabhu, que descendeu para distribuir este prema, este amor sentido pelos residentes de Vraja, vraja-bhakti, vraja-rasa. Todos os acharyas da Gaudiya sampradaya não vieram estabelecer vaidhi-bhakti (devoção regulada), mas sim raganuga bhakti (devoção espontânea) começando por Madhavendra Puripada até Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Eles apenas pregaram vaidhi bhakti para primeiramente acabar com a equivocada selva filosófica, estabelecendo o yuga-dharma (processo religioso para esta era), e então dar estas concepções mais profundas, prema (amor puro por Krishna, no humor de Vraja). Sem este trabalho preliminar ninguém poderia entender seus humores internos e seu verdadeiro propósito.

Srila Swami Maharaja também veio dar esta suprema concepção para o mundo. Ele não veio dar apenas o santo nome, ou estabelecer vaidhi-bhakti. Ele nos deu estes princípios visando nos preparar para um progresso adicional. Ele acabou com a selva mayavada, sahajiyism, e sakhi-bekhivada (aqueles que mesmos cheios de desejos materiais, se vestem de sakhis de Radha e Krsna) e várias outras concepções equivocadas. Onde quer que ele fosse, corações eram purificados, ainda que sua mula, raízes de seu objetivo, fosse o de dar este amor supremo por Deus. Srila Swami Maharaja veio para dar estes princípios elevados através dos Santos Nomes. Para pessoas menos qualificadas ele também forneceu vaidhi-bhakti através dos Santos Nomes, mas seu mais íntimo humor era krsna-prema. Como expliquei em Vrindavana, Srila Swami Maharaja não está na linha de Advaita Acarya ou Mahavisnu, que vem em cada Kali-yuga para estabelecer o yuga-dharma do nama geral (no qual o único consentimento é cantar vaikuntha-prema). Assim como Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu nama com vraja-prema, esta era a sua especialidade, e também a especialidade de Swamiji (Bhaktivedanta Swami ou Srila Prabhupada). Então eu tenho glorificado Swamiji. Eu tenho dito que ele veio da linha de Sri Chaitanya Mahaprabhu e Srila Rupa Gosvami para dar este prema, e assim como Sri Chaitanya Mahaprabhu fez, ele também estabeleceu yuga-dharma. Swamiji era um rupanuga Vaisnava, um seguidor de Rupa Gosvami, rupa-manjari.



Aquele que vocês chamam de Prabhupada é o parikara de Sri Chaitanya Mahaprabhu


Eu quero dizer aos líderes da ISKCON e para todo mundo que o Prabhupada de vocês veio de Caitanya Mahaprabhu e ele veio para dar a mesma essência que Caitanya Mahaprabhu quis dar. Mas eles não querem fazer o menor esforço e ainda me insultam dizendo: “O que você está dizendo?”. Possivelmente eles não tenham juízo para pensar sobre todas essas coisas. Então alguns deles estão contra mim. Swamiji primeiro limpou a atmosfera e preparou o solo pregando o nome e as instruções do Gita por toda parte. Isto é muito importante! Sem esta preparação ele não poderia ter dado este próximo passo. Caitanya Mahaprabhu primeiro pregou para todo mundo os santos nomes de Krsna e tornou-os Vaisnavas, para que assim todo o mundo entendesse seu humor mais íntimo. De outra maneira ninguém poderia entendê-lo. Então o Prabhupada de vocês cumpriu esta tarefa em todo o mundo, que é necessária para o propósito final. Ele não fez tudo apenas por fazer. Foi uma base, a fundação que ele deu. Depois ele começou a erguer os templos. Como? Escrevendo seus livros. Sem tempo, em pouquíssimo tempo, ele terminou o Bhagavad-Gita Como Ele É, Srimad-Bhagavatam, e Caitanya-caritamrta. Seus melhores trabalhos são o Srimad-Bhagavatam e o Caitanya-caritamrta. Acho que se ele tivesse ficado vivo por mais dois anos, teria completado o Srimad-Bhagavatam, Ujjvala-nilamani, Vidagdha-madhava, Jaiva Dharma, e todos os outros importantes livros para que fosse possível conhecer Caitanya Mahaprabhu rasa, rasika e rasika-sekhara.

Nós devemos entender que acompanhando Srila Swami Maharaja está sua guru-varga, a sucessão discipular: Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda e Sri Caitanya Mahaprabhu. Agindo como suas mãos, seus instrumentos, Srila Swami Maharaja não veio a este mundo para dar sua própria missão independente. Ele veio para difundir a missão da sua deidade adorável Radha-Krsna e Gaura-Nityananda, e particularmente a missão de Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda e Srila Rupa Gosvami.

É muito importante ler o Caitanya-caritamrta e o Néctar da Instrução novamente e ficarmos mais familiarizados com esta informação. Não é que estes devotos não tenham entendido esta explicação. Todos os respeitáveis Vaisnavas devem conhecer a sucessão discipular. Afinal, eles não estão aqui simplesmente para coletar dinheiro e fazerem mais planos. Todos devem fazer algum serviço de acordo com sua tendência, mas todos os devotos dignos devem também, cuidadosamente, tentar entender Swamiji e seu propósito ao vir à este mundo.

Vocês devem tentar obedecer todos os princípios de Swamiji e tentar ter o mesmo humor interno e objetivo que ele teve. Este objetivo é vraja-prema gopi-prema. Esta é a nossa meta. Vocês devem começar desde o estágio primário e gradualmente progredir até anyabhilasta-sunyam, e por último, renunciar a todos os desejos materiais para comprazer Krsna. Ofereço meus dandavat-pranamas à Sua Divina Graça Bhaktivedanta Swami Maharaja.

Sob a orientação de um Guru qualificado


É melhor viver em Vrindavana, onde os passatempos de Krsna foram realizados. E se você não puder viver lá, então esteja lá mentalmente. Mas apenas isto não é o suficiente para Srila Rupa Gosvami que ainda nos dá outra regra. Nós devemos estar sob orientação de um rasika tattva-jna Vaisnava, ou seja, sob a guia de uma alma auto-realizada que completou seu conhecimento do sastra (escrituras) e que esteja experimentando sua relação amorosa (rasa) com Krishna – assim como Srila Rupa Gosvami e seus seguidores Vaisnavas rupanuga. De outra maneira não é possível avançar neste caminho.

Está claro que Swamiji é um seguidor de Srila Rupa Gosvami. Achar um guru tão qualificado como ele é muito raro, muito raro. Se nesta vida, devido a algum crédito espiritual (sukrti) aceitamos até mesmo um kanistha-adhikari-guru, algumas impressões do Vaisnavismo são feitas no coração. Então talvez nós tenhamos qualificação para escolher um guru genuíno. E como nós devemos escolher? Nós submetemos aos pés de lótus de caitya-guru (Krsna no coração) e oramos a Ele. Morando em nossos corações Ele irá ouvir nossa súplica. Ele sempre ouve. Se alguém ora: “O Krsna, eu desejo sinceramente me tornar seu servo, por favor, guia-me aos pés de lótus de um guru qualificado”. Com certeza ele irá organizar para que isto aconteça. Aquele que negligencia tal prece e tem confiança em sua própria habilidade para escolher e examinar seu guru terá sua vida espiritual perturbada.

Um sintoma de um autêntico siksa ou diksa-guru é que cada um de seus discípulos sente tanta afeição vinda do guru, que ele (o discípulo) pensa que seu guru o ama mais que qualquer um neste mundo. Na presença do guru, todos os Vaisnavas, mesmo aqueles que não sejam discípulos, sentem que o guru os ama muito. Eu pude ver esta qualidade em meu Guru Maharaja e também em Swamiji. Acho que muitos discípulos de Swamiji tiveram esta mesma experiência. Nós ouvimos dos discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada que todos, desde pequenas crianças até os superiores, costumavam pensar: “Eu sou tão amado por meu Guru Maharaja”. Os discípulos experimentam este sintoma de um autentico guru porque ele não deseja benefícios materiais deles. Ele apenas quer morar em seus corações e enche-los de krsna-prema. A menos que ele seja perfeito em sua própria realização de krsna-prema (amor puro por Deus), ele não poderá distribui-lo. O guru nunca pega o coração de seu discípulo como sua propriedade. Ao contrário, ele o torna macio, doce e perfumado, o deixando apropriado para oferecer ao Divino Casal. O discípulo primeiramente oferece seu coração aos pés de lótus de seu amado guru, que por sua vez, o dará a seu guru, e assim por diante até ser colocado nos pés de lótus de Rupa-manjari. Srimati Radhika irá providenciar para que a pessoa sirva a Krsna e a Ela mesma.

O guru nos instrui sobre o processo de Bhakti (devoção), e como desenvolver nossa honra, afeição e serviço à Krsna. Isto é Divya-jnana. O guru também destrói nossas reações pecaminosas: divyam jnanam yato dadyat, kuryat papasya sanksayam, tasmad dikseti as prokta, desikais tattva-kovidaih. “Por receber diksa a pessoa gradualmente perde o interesse em prazeres materiais e gradualmente torna-se interessado em vida espiritual”. [Bhakta-sandarbha 283] Kuryat papasya sanksayam. Vida material significa problemas que surgem de estar atado à afeição e estima por amores mundanos. Na vida material uma pessoa é cheia de luxuria, raiva, ganância, maldade, ilusão e inveja, pensando que ela é a desfrutadora. Sri Gurudeva destrói os quatro estágios do pecado- prarabdha, kuta bija, aprarabdha e avidya

Se nosso diksa-guru não é de tal magnitude, se não é capaz de fazer todas estas coisas, então seus discípulos devem aceitar um siksa-guru que está mais avançado. Orem a Sri Krsna e a Sri Gurudeva para que ajudem a vocês dissolver suas dificuldades. Um guru autêntico irá aconselhar a você que procure refúgio em um Vaisnava avançado, que tenha o mesmo valor de Srila Rupa Gosvami e Srila Narottama Dasa Thakura. Ele não irá protestar que seu discípulo está tomando refúgio com um Vaisnava superior. Um sad-guru (guru auto-realizado) nunca deseja ganhos matérias. Se ele o deseja, ele não é realmente um guru. Se o guru está demonstrando ciúmes ou inveja que o discípulo está se associando com um siksa-guru, ou se ele é contra os Vaisnavas e seus ensinamentos, então o discípulo deve abandonar este guru.



Seja destemido e associe com vaishnavas qualificados


Se você seguir esta instrução e associar com devotos puros, Krsna irá arranjar tudo. Não tenha medo. Krsna criou você. Ele é o Supremo Controlador, então porque você deveria sentir medo algum? Todos os problemas serão dissipados por seguir esta instrução e Krsna irá arrumar tudo. Se você deseja puro serviço à Krsna, tem coragem em seu coração, seja destemido e faça um esforço para se associar com Vaisnavas qualificados. Esta importância é enfatizada não apenas uma vez, mas três: sadhu-sanga, novamente sadhu-sanga e novamente sadhu-sanga.

Se você deseja serviço devocional puro a Krsna, deve corajosamente seguir as indicações e instruções que nós temos dito. Se sua preferência é fazer dinheiro, e você acredita que associar com vaisnavas avançados irá impedir isto, então você não está propenso a seguir estas instruções. Se você aspira ser como Prahlada Maharaja, então você deve se familiarizar com o significado implícito nas declarações de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja.

Grave estas palavras de Swamiji no Caitanya-caritamrta, Adi-lila [1.35]. “Se você deseja serviço devocional puro, deve associar-se com Vaisnavas. De outra maneira você receberá asat-sanga (associação com materialistas)”. Este será o resultado. Então tente seguir a linha de pensamento de Swamiji. Eu estou seguindo a mesma linha de Swamiji. Eu nunca direi algo diferente do que foi dito por Caitanya Mahaprabhu e Swamiji.


Honre apropriadamente todos os Vaisnavas, meu humilde pedido a todos é de que honrem todos os Vaisnavas sêniores, sênior em anos gastos com Gurudeva e também sênior em bhakti. Não podemos distinguir quem é sênior ou iniciante em bhakti a menos que nós mesmos sejamos avançados. Às vezes nós até podemos distinguir, mas geralmente não somos qualificados para considerar quem é sênior e quem é principiante em anos com Gurudeva. A associação é muito importante, mas bhakti é levada mais em conta na hora de mostrar respeito.


jena vaisnava ciniya laiya adhara karibe jabe

vaisnavera krpa tahera sarva siddhi avasya payibe tabe


Aqueles que são qualificados para perceber quem é kanistha-adhikari, quem é madhyama-adhikari e quem é uttama-adhikari estão com certeza acima de madhyama-madhyama-adhikari. Similarmente, é para o nosso benefício, que devemos tentar, e dar respeitos de acordo com o nível, considerando os estágios de real avanço em devoção. Não é correto honrar todos da mesma maneira. Preferencialmente, nós devemos considerar se o devoto é kanistha, madhyama ou uttama-adhikari e honrá-los de acordo. Então nossa bhakti irá desenvolver intensivamente e nossas vidas serão bem sucedidas.

Se não tivermos gosto por harinama e se desejamos alcançar este gosto, teremos que praticar os princípios do Sri Upadesamrta regularmente, devemos saber como honrar apropriadamente os devotos. Aquele que faz um show dizendo ser em Vaisnava, mas fracassa ao honrar os Vaisnavas, dando preferência a fama e ganhos mundanos, deve ser desconsiderado rapidamente, mesmo se você tenha tomado harinama e diksa desta pessoa. Este tipo de dito guru é popularmente conhecido como um guru, mas deve ser abandonado. Isto está explicado no Mahabharata e outras escrituras. Se você não rejeitar tal guru, você terá que ir ao inferno. Esteja pronto para isto. Nenhum Vaisnava deve ser desonrado, mesmo um kanistha-adhikari, então o que dizer de um madhyama e uttama. A associação com alguém que está desonrando ou criticando os devotos deve ser deixada. Se ele diz ser um genuíno Vaisnava e que ele é o único devoto autentico de Gurudeva, ainda assim ele estará cometendo ofensa, então seu próprio guru, se autentico, irá rejeitá-lo.

Srila Jiva Gosvami dá uma instrução muito importante. Não devemos criticar ninguém. Não devemos pensar que por haver disputas no mundo transcendental, como as disputas entre as seguidoras de Srimati Candravali e as seguidoras de Srimati Radhika, nós também devemos disputar. Não devemos escolher um lado e então criticar o outro.

Devemos tentar aprofundar em krsna-bhakti, tomando iniciação (diksa) de uma maneira real para termos conexão permanente com Krsna. Devemos honrar a pessoa que ainda não tem iniciação (diksa), mas que está cantando os nomes de Krsna, por que ele esta tentando fazer parte da família de Krsna. Mesmo que ele nos repreenda, ainda sim devemos honrá-lo. Só devemos criticar nossa não evoluída e inconsciente mente. A mente é muito fraca. A cada manhã devemos pegar uma vassoura e bater na mente dizendo: “Oh mente seja pura e tente servir a Krsna”.


Leia os livros dos nossos Acharyas e tornem-se qualificados


Para quem Srila Swami Maharaja escreveu todos estes livros? Ele queria seus livros distribuídos para os que desejassem compreende-los, e então eles aproximariam de um Vaishnava superior e por esta associação, iria tentar se tornar qualificado.

Se Swamiji pensasse que ninguém fosse qualificado, que nunca haveria alguém qualificado nem para ler nem para entender seus livros, então porque ele teria escrito desta maneira? Algumas pessoas dizem que ninguém é qualificado para realizar estas verdades sobre o Senhor Chaitanya. Eles dizem que aqueles que tentam entender tais tópicos, são sahajiyas (farsantes). Usando esta lógica, teríamos que aceitar que Srila Rupa Gosvami e Srila Krsnadasa Kaviraja também são farsantes, porque as palavras do Caitanya-caritamrta são aceitas por eles. Não aceite tal lógica!

Na verdade, qualquer pessoa que esteja lendo o Caitanya-caritamrta e o Srimad-Bhagavatam em associação com Vaisnavas e cantando os santos nomes de Gaura-Nityananda, certamente se tornará qualificada. Somos todos receptáculos da misericórdia de Mahaprabhu porque deixamos todas as outras linhas de pensamento para nos refugiarmos em sua sucessão discipular. O número de interessados nisto no mundo é tão pequeno que eles podem ser contados nos dedos. Acho que aqueles que tomaram refúgio nos pés de lótus de Caitanya Mahaprabhu ou seus associados, serão certamente, um dia, qualificados. Não perca a esperança. Eu vejo raios de esperança por todos os lados. A misericórdia de Caitanya Mahaprabhu estará entre vocês.

Muitos devotos têm o Caitanya-caritamrta, e ao longo do Caitanya-caritamrta, temos os significados dados por Swamiji. Ainda sim, raramente temos a oportunidade de ouvir explicações claras de suas palavras. Se não pudermos explicar os comentários apropriadamente, isto significa que não temos real interesse nestes tópicos. Para desenvolver interesse nesta bonita e poderosa missão que Sri Caitanya Mahaprabhu e Swami Maharaja vieram nos dar, devemos tentar nos associar com Vaisnavas que têm um grande interesse nesses tópicos e não em tópicos mundanos. Não viemos a este mundo com posses materiais, e quando deixarmos este corpo deixaremos também tudo que tivermos acumulado durante nossas vidas. Então porque devemos nos preocupar com confortos materiais e propriedades?

Aqueles que não lêem os livros de nossos Gaudiya Vaisnavas acaryas, como Srila Bhaktivinoda Thakura, não estarão hábeis a explicar os significados vividamente. Swamiji sempre leu todos estes livros. Se algum discípulo esta apenas chorando “Guru, guru, guru”, ele não entenderá este princípio. Se alguém que pense que devemos conhecer apenas seu guru, e que por conhecer Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura ou Gurudeva Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Rupa Gosvami ou Srila Sanatana Gosvami, esta pessoa não poderá conhecer Krsna, e ainda possui um pensamento ofensivo.



Real pregação ou falsa pregação


Quando Srila Prabhupada visitou o templo de Atlanta e as Deidades de Sri Sri Gaura-Nitai durante o “hay-day” de distribuição de livros, um discípulo perguntou “Srila Prabhupada, o que irá te dar mais prazer?” Srila Prabhupada respondeu “Se você amar Krsna”. Em uma carta para os distribuidores de livros de Los Angeles em 1974 Srila Prabhupada concluiu, “É muito maravilhoso que vocês queiram salvar o mundo, mas primeiros vocês têm que salvar a si mesmos”.


Srila Bhaktivedanta Swami veio com o mesmo propósito de Sri Caitanya Mahaprabhu, de dar o prema no qual o próprio Senhor veio dar, mas eu acho que são raras as pessoas que realizaram isto. Swamiji estava acabando com a selva de mayavada e outras filosofias, e os devotos se uniram a ele nesta missão, mas nós não devemos pensar, “Acabar com as selvas é o maior serviço neste mundo”. Limpamos o terreno em um lugar específico para que possamos construir uma casa e residir ali. Esta construção é a construção de bhakti. Não devemos simplesmente continuar a cortar as selvas por inúmeros nascimentos. Com certeza há selva em todo lugar, mas é inútil gastarmos nossas vidas eliminando-as. Aqui Swamiji está ensinando ao mundo: bhakti vina jagatera nahi avasthana. “Sem amor carinhoso, a existência do mundo material é inútil”. Inútil. Então acabar com a selva é também inútil se o humor não for o de construir bhakti nos corações dos devotos. Isto é o mais importante. Não viemos a este mundo para fazer tantas construções materiais para o nosso conforto. Nossos Gosvamis e acaryas são muito poderosos e também acabaram com várias selvas. Mas nós não somos tão poderosos. Se nos concentrarmos apenas em acabar com a selva de sahajiyas, mayavadis e viasyis (desfrutadores dos sentidos), mesmo em nome de ‘fazer devotos’ seremos afetados por estas mesmas contaminações.

Nos dias de hoje as pessoas acham que pregar é fácil, e distribuir é mais importante do que praticar. Mas se alguém não conhece o sastra, ou o ABC da pregação, então o que ele está fazendo? Alguém talvez colete dinheiro distribuindo livros, fique com um pouco para ele e de um pouco para a matha (templo). Apesar de ele pensar, “Eu sou um ótimo pregador”, ou “Nós estamos pregando para todo o mundo”, tudo que ele realmente faz é para tomar maha-prasadam e morar na matha. Sua pregação é vazia, falsa. Se alguém não está realmente praticando, então após alguns dias, meses ou anos ele voltará a praticar maus hábitos; e quando achar a culpa disto ele estará sendo mandado embora do templo, ou ele mesmo deixara bhakti completamente.

Pregação exitosa não é barata. Se você está seguindo o processo e está tendo alguma realização, então tente dar aos outros. A alma fica muito feliz pela prática de bhakti-yoga e Krsna se manifesta em seu coração. Então primeiro você deve estar satisfeito por cantar e lembrar, e quando sua confiança estiver forte você poderá pregar apropriadamente. Yenatma samprasidati. De outra maneira você estará trapaceando, e nós podemos ver que neste mundo pessoas que enganam as outras são enganadas por Krsna.

Mas você deve saber também que pura vaidhi-bhakti e impura vaidhi-bhakti são diferentes. O que estamos fazendo não é vaidhi-bhakti. Sravana, kirtanam, etc., realizados apenas para comprazer a Krsna, é na verdade vaidhi-bhakti. Se nós estamos concentrados simplesmente em fazer dinheiro, nós não estamos praticando bhakti. Um puro praticante de vaidhi-bhakti é muito raro. Se olharmos em nossos corações, talvez vejamos que estamos realizando atividades para o nosso ganho e reputação. Isto não é bhakti pura. Isto não é nem pura vaidhi-bhakti. Devemos tentar seguir vaidhi-bhakti. Mas Krsna diz que “Eu não fico satisfeito nem mesmo por pura vaidhi-bhakti”. Ele rejeita até mesmo este tipo de bhakti. O que é então a pura bhakti? É servir Krsna em sakhya, vatsalya e madhurya-bhava assim como Vraja-vasis servem. Manter associação com alguém que nos ensine o verdadeiro humor de Krsna é muito raro até mesmo em Bhauma Vrindavana.

Pratiquem bhakti-yoga, sejam autênticos e então tentem pregar; de outra maneira suas palavras não terão potencial e sua pregação não será efetiva. Talvez você fale de Krsna da mesma maneira que eu falo, ou de mesma forma que Srila Bhaktivedanta Swami falou, mas as pessoas que tiveram a oportunidade de ouvi-lo ou ouviram um pouco de mim, estas não irão ouvir de alguém que não esteja praticando bhakti pura.

Tente reformar as coisas assim como Srila Bhaktivinoda Thakura disse em sua biografia. Depois de Caitanya Mahaprabhu e depois dos Gosvamis, algum mal entrou em nossa Gaudiya Vaisnava sampradaya. Então você terá que reformar todas essas coisas, depois bhakti, assim como a pura água do Ganga, irá fluir. Ele tentou e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami também tentou. Bhaktivedanta Swami Maharaja deu a semente e desta semente tantos galhos saíram e folhas cresceram deles. Diferentes frutas também apareceram, mas devemos ver que muitas frutas verdes estão agora prontas para amadurecer. Temos que cuidar para que essas frutas maduras não estraguem, para que os maus germes não entrem e as infectem. Devemos tentar manter-las tão puras como foi naquele tempo, e vocês devem pregar isto por todo lugar. Os nomes de Krsna, krsna-prema. O que é prema? Prema é aquilo que qualquer coisa que venha contra, quebra, mas prema não irá quebrar. Você entende? Qualquer coisa que vier para destruir prema, mesmo que haja uma boa razão para destruí-la, irá embora, será destruída. Este é o sintoma de prema. Se prema esta em nossos corações, mesmo que seja uma diminuta gota, então nosso prema irá crescer. Mas às vezes vemos que o que parecia ser prema, foi embora, na verdade aquilo não era prema. Estas são verdades que desejamos pregar.

Algum devoto da ISKCON estava dizendo, “Prabhupada não disse nada sobre isto. Ele apenas disse que devemos pregar”. Eu disse, “O que você deveria pregar? Qual é o significado da pregação?” Então ele ficou em silencio. Você deve saber sobre o que Caitanya Mahaprabhu veio pregar. Primeiro você deve saber do ABC até este ponto. Você deve obedecer às ordens de Prabhupada, mas não pense, “Nós aprendemos tudo de Prabhupada. Ouvimos tudo de Prabhupada e agora vamos pregar.” Você deve aprender o ABC, obedecer às ordens do general, cantar os Santos Nomes e seguir adiante. Mas este não é a meta última de seu siksa. Isto deve ser entendido. Acredito que ele veio para dar o mesmo que Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami, Jiva Gosvami, Visvanatha Cakravarti Thakura e Bhaktivinoda Thakura vieram nos dar. Não devemos rotulá-lo com nossa concepção limitada. Devemos orar para ele para que possamos saber ao certo. Sempre tentem abrir seus corações e orarem para ele. “Afortunadamente você deve revelar tudo que esta em seu coração”. Então você pode pregar mais e mais.

Agora Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada esta em aprakata-lila e ele esta assistindo vocês e vendo se vocês estão completando sua missão puramente e com entusiasmo. Esta responsabilidade é enorme, então vocês devem fazer mais e mais trabalhos para tudo isto acontecer. Qualquer questão mundana, nome, fama ou saúde, não deve nos afastar para longe da nossa meta última, prema. Em nosso sadhana e bhajana o egoísmo não deve estar em nossos esforços. Se algum egoísmo ou coisa mundana vier, isto irá nos manter mais e mais distante. Finalmente, devemos tentar pregar para o mundo todos estes métodos de nossos Gosvamis, Caitanya Mahaprabhu, Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami e nosso Gurudeva. Então este será o melhor serviço.



Estamos todos na mesma família – A Gaura Parivara, a familia de Mahaprabhu.



Em seus últimos dias em Vrindavana, Srila Prabhupada instruiu que a política da não cooperação com a Gaudiya Matha mudou e que nós devemos cooperar. “a guerra acabou”. Ele formou a Bhaktivedanta Swami Charity Trust especificamente para “trazer unidade entre os Gaudiya Vaisnavas, especialmente os seguidores de sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura”.

Estou muito agradecido a você que me escreveu para dizer: “Está claro para mim que você é grande e poderoso acharya no mundo Vaisnava agora, no presente”. Às vezes Sridhara Maharaja também dizia assim. Então na verdade se você se sente assim, deixe-nos trabalhar em conjunto. Esta é uma grande perspectiva para pregação da mensagem de Caitanya Mahaprabhu em todo mundo e na Índia também. Ao menos na Índia, podemos pregar muito vigorosamente se trabalharmos juntos. [SP carta 0.11.76]

Existem tantas sociedades e associações de devotos puros, e se alguém com um pouco de fé começa a se associar com estas sociedades, seu progresso no serviço devocional puro é rápido. [Srila Prabhupada em Néctar da Devoção, capítulo 19]





Quando eu conheci Swamiji em 1947, acho que a maioria de vocês não havia nem nascido naquela época. Não existia a ISKCON, ele não havia estabelecido a sociedade ainda, mas a ISKCON já estava lá. A verdadeira ISKCON não é uma coisa mortal, não nasce e não morre – é eterna. Ela sempre existiu antes de Krsna, na Satya-yuga, e existirá para sempre. Esta consciência de Krsna é apenas o amor puro por Krsna e Radhika. A missão e objetivo de Chaitanya Mahaprabhu foi o mesmo, e Jiva Gosvami chamou isto de Visva Vaisnava Raja Sabha. A vida e alma da ISKCON, ou da Visva Vaisnava Raja Sabha, é amar e servir o casal Radha-Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu. Tomando a forma de Srimati Radhika por sua beleza, o próprio Krsna veio e propagou esta missão de que nós somos partes e parcelas de Deus. Se não for o amor e a afeição por Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, então nós somos iguais a uma pessoa morta. O objetivo e missão de Caitanya Mahaprabhu são o objetivo e missão de Srila Rupa Gosvami, e o objetivo e missão de Rupa Gosvami são o objetivo e missão de todos os discípulos acaryas até Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Este amor e afeição pelo Casal Divino é a vida e alma da ISKCON e no geral do Vaisnavismo. Swamiji não estabeleceu nada novo. É a mesma água em uma nova garrafa.

Se alguém disser que há diferença entre Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, isto não é verdade, não há diferença. Eles são discípulos de uma mesma linha. Swamiji pregou no Oeste e meu Gurudeva pregou na Índia, ainda assim eles falaram as mesmas coisas. O amor deles por Krsna é o mesmo. Seus ensinamentos são os mesmos. Seus serviços para Mahaprabhu são os mesmos. Um está na Sociedade Internacional para Consciência de Krsna e o outro na Gaudiya Vedanta Samiti. Mas os dois estão na família de Caitanya Mahaprabhu (gaura-parivara), então não há necessidade de discussões. Ninguém deve desonrar-los. Devemos seguir as instruções dos acaryas anteriores e tentarmos desenvolver nossa consciência de Krsna.

Não há inimigos. Não há discussões aqui. Somos todos Vaisnavas. Somos seguidores de Caitanya Mahaprabhu. Nós trocamos duras palavras no passado algumas vezes, mas admitimos isto. Eu fiquei muito satisfeito em ouvir as palavras de Swamiji dizendo que não devemos nos importar muito com qualquer nome institucional. Que devemos tentar honrar todos os Vaisnavas que estão na linha de Caitanya Mahaprabhu, na linha de Rupa gosvami. Na verdade é apenas uma instituição, que consiste na Gaudiya Vaisnava Samiti, a Sociedade Internacional para Consciência de Krsna, ou qualquer Gaudiya Vaisnava. Cada instituição é como uma gana (grupo); assim como há Lalita-gana, Visakha-gana. Elas são grupos separados, mas elas só pensam em servir a Krsna mais e mais, e também como as outras ganas também querem servir Krsna mais e mais. Entre elas não há egoísmo, nada sobre o que se discutir. Então, deveríamos cooperar uns com os outros e só assim poderemos pregar para todo o mundo a missão de Chaitanya Mahaprabhu, a missão de Krishna.

Se há uma faísca de prema (amor puro por Krishna) então podemos ser felizes e podemos tratar uns aos outros como irmãos, como amigos, como irmãos espirituais com amor e carinho. Swamiji não fez nenhum comentário sectário. Ele não disse para discutir-mos um com o outro, nem invejar ninguém. Ele nos ensinou que somos uma só família, e esta família é chamada família de Gaura. Isto inclui qualquer um que esteja amando e servindo Caitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, qualquer um que esteja cantando e lembrando-se de Krsna e Radha, Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare/ Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare. Estão todos na mesma família, a família de Gaura; todos deveriam ser honrados. Eles deveriam prestar respeitos e tudo mais, pois estamos na mesma família. Se forem kanistha, madhyama ou uttama, eles devem dar respeitos de acordo com seus estágios. Alguém pode ser discípulo de Swamiji, seu Prabhupada, ou pode ser discípulo de Bhaktisiddhanta Sarasvati ou de outro sad- guru, de qualquer um, não há problema. Nós estamos todos na mesma família, realmente eu realizei isto. Estou compartilhando com vocês, o amor que sinto por ele.

Todos os líderes da ISKCON, por favor, me desculpem por qualquer falta que eu possa ter cometido aos seus pés. Eu humildemente peço perdão aos seus pés. Eles não deveriam estar bravos comigo. Eu quero glorificar Swamiji mais e mais, mas infelizmente eles não entendem o que eu digo. Se eles tivessem corações puros, fossem sinceros, e servissem seu Prabhupada, então chegaria o dia em que eles seriam afortunados o bastante para entender estas coisas. Eles querem atar Prabhupada, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, em suas mentes limitadas. Suas mentes ainda não estão livres de maya (ilusão). Eles querem confinar Prabhupada em seus pensamentos, eles querem prende-lo. Mas Prabhupada é transcendental á tudo isso. Eles deveriam pensar o que pensamos, que Prabhupada está além de todas estas coisas, muito além. Eles só sabem quão alta é a montanha, mas não quão profunda ela é. Isto eles não sabem. Eles deveriam saber quão profundo é tudo isto.

Eu também expliquei todas estas coisas anteriormente, mas alguns devotos não conseguiram entender. Eles disseram a mim “Oh você não esta glorificando meu Gurudeva”. Mas ele é meu Gurudeva também, não apenas seu. Eu estou dividindo meu amor por ele com vocês, para derramar mais misericórdia em vocês. Ele me deu uma oportunidade especial para servi-lo, então eu estou oferecendo meu sincero puspanjali a seus pés de lótus. Srila Swami Maharaja queria nos ver avançando em Consciência de Krsna

Srila Narottama Thakura diz em suas preces: “Por não servir Krsna sou tão desafortunado nesta vida. Estou sempre absorto em atividades mundanas inúteis para coletar posses, mas não estou feliz. Minhas conquistas materiais são como veneno e por isto eu desisti do néctar de bhakti, krsna-prema. Eu deveria morrer. Porque eu continuo vivo? Porque ainda mantenho minha vida?” Nós também devemos pensar assim. “Se eu não estou servindo nem fazendo sadhana-bhajana adequado, então qual é a utilidade de minha vida? O corpo humano é dotado de uma grande capacidade em comparação com os animais simplesmente para que sigam a vida espiritual. E mesmo eu tendo muita inteligência e oportunidade de boas associações, eu negligenciei e tomei este veneno. Então porque ainda mantenho minha vida? O Senhor Brahma fez o meu coração mais duro que uma pedra, e por esta razão eu não morro”.

Antes de deitar a noite devemos considerar nosso desenvolvimento espiritual. “Minha fé cresceu hoje? Meu conhecimento e serviço a Krsna cresceram?”. Nós fazemos isso nos negócios quando fechamos nossa loja ou escritório no fim do dia, calculamos nossos ganhos e perdas. Similarmente Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada costumava dizer que toda noite nós devemos calcular se nossa bhakti aumentou, se continua a mesma, ou se diminuiu. Devemos fazer isto diariamente. Se nossa associação é boa, irá crescer se não for irá decrescer. Se tivermos Sat-sanga (boa associação) com devotos do mesmo nível que o nosso, e também visayai-sanga (associação de desfrutadores dos sentidos), então nosso serviço será externo e teremos algum sabor por desfrute material.

Suponhamos que nossa iniciação foi a vinte ou vinte quatro anos atrás. Agora devemos calcular o crescimento do nosso serviço para Krsna. Se nosso sadhana-bhajana está o mesmo de quando começamos, se ele diminuiu, ou se desenvolveu! Se nós sinceramente considerarmos estes pontos, podemos progredir facilmente. Se não tivermos feito pregresso desde a época que nos juntamos à missão, se ainda temos gosto por visava (desfrute mundano) e se estamos simultaneamente tendo asat-sanga junto com Sat-sanga, isto se deve a alguma ofensa. Devemos saber então que nossa bhakti está regredindo.

Acho que vocês podem entender isto. Da primeira vez que vocês vieram para seu Gurudeva, vocês estavam tão entusiasmados. Similarmente com boa associação vocês irão manter o entusiasmo. Se vocês não têm entusiasmo é por causa da má associação, ofensas e anarthas. Uma atitude deve ser tomada com intúito de corrigir a situação. Um garoto não pode permanecer em uma classe por vinte anos. Se isso acontecer significa que ele não esta realmente na classe. Ele esta preferindo jogar futebol, cricket e por aí vai. Ele não tem realmente freqüentado as aulas. Devemos calcular nosso progresso, de outra maneira não podemos progredir.

Por sempre servir suddha-guru (Guru puro, Maha-Bhagavata), suddha-vaisnavas, suddha-nama, e empenhado em práticas devocionais, em pouco tempo você será um devoto puro. Você não deve ter tempo para anarthas e aparadhas. Em outras palavras, você deve estar empenhado para que não tenha tempo de fixar a mente em anarthas e aparadhas passadas, nem ter tempo de cometer novas ofensas. Com um humor de servir Sri Guru, Sri Krsna e os Vaisnavas, e entendendo que esta atitude para com os vaishnavas tem o mesmo valor que servir o próprio Krsna, deve-se servi-lo dia e noite. Se nós servimos e ouvimos de alguém que esta cantando suddha-nama, nosso cantar de namaparadha e namabhasas irá embora e o nome puro virá. Quanto á isso, não há dúvidas.



Trechos tirados do livro em inglês escrito por B.V.Narayan Goswami, chamado “My Siksha Guru and Priya –bandhu” que conta a transcendental relação que Narayan Maharaj tinha com Srila Prabhupada


Nosso primeiro encontro


Em 1947 eu estava em Calcutá como servo pessoal de meu Gurudeva. Era o dia da inauguração da nova ramificação da Samiti Gaudiya Math. Era uma grande assembléia e muitos Vaishnavas estavam presentes. Durante a leitura feita pelo meu Gurudeva, um grhasta veio por trás da porta olhando para ele, Gurudev parou de falar e me perguntou se podia trazê-lo à frente, mas antes que eu me manifestasse meu Gurudeva ordenou que ele viesse á frente. Gurudeva mostrava muito respeito por ele e insistiu para que ele se sentasse na mesma plataforma. Eu olhei para Gurudev e silenciosamente perguntei: “Quem é este devoto?”. Foi muito raro a forma que Gurudeva o tratou, diferenciando dos outros. Depois ele me disse: “Este é Abhay Caranaravinda Prabhu, meu querido irmão espiritual. Ele é um discípulo muito especial de Srila Bhaktissidanta Sarasvati Thakura. Ele é tão humilde e qualificado. Você precisa obter o favor dele e o servir.” Naquela hora eu cozinhei para ele e para muitos vaisnavas seniores – café da manhã, almoço, jantar e também lavei suas roupas. Abhay estava muito satisfeito comigo. Ele estava feliz em ver-me servindo meu Gurudeva e me fez algumas perguntas como, onde nasci, onde e como eu entrei na Math etc.. Nós nos falamos e ele ficou muito satisfeito comigo. Eu também fiquei muito impressionado e senti muita atração por ele. Foi então que eu começava o meu serviço a ele, no meu coração e em meu trabalho. E agora penso como fui afortunado por te-lo conhecido e o servido. Nós tínhamos tanta afeição um pelo outro que eu não posso abrir meu coração suficientemente. Ele disse que aquele nosso relacionamento transcendental era baseado em amor espontâneo e explicou-me que assim como Srila Bhaktissidanta tinha um amor muito grande por ele, ele similarmente tinha amor e queria-me muito bem. Ele era muito poderoso pregador e suas leituras eram muito influentes. Ele lia as traduções do Srimad Bhagavatam palavra por palavra e significado e depois dava suas explicações. E o que ele falava era muito bonito. Naquele tempo os devotos sêniores de Srila Bhaktissidanta era Srila Sridhar Maharaja, Srila Tirtha Maharaja, Srila Srauti Maharaja, Srila Naimi Maharaja, Srila Yayavar Maharaja, Srila Audulomi Maharaja, Srila Puri Maharaja, Srila Giri Maharaja, Srila Madhava Maharaja e Srila Bhaktiprajnana Kesava Maharaja.

Todos estes discípulos eram como leões na selva. Eles sempre vinham visitar meu Gurudeva (Kesava Maharaja) e eu os servia pessoalmente, e mesmo que Abhay Prabhu nunca vinha porque ele era grhasta e vivia fora da Math, ele era considerado por todos como um devoto extremamente qualificado. Ele nunca se comprometia com o seu Siddhanta. Eu associava com ele e seus irmãos espirituais frequentemente naqueles tempos. Abhay Prabhu tinha amigos em todos os cantos: Calcutá, Navadvipa, Chinchura, Allahabad, Bombay e Délhi. Ele sempre viajava com seus irmãos espirituais por diferentes Mathas para celebrações e discussões e tinha muita afeição por eles. Apesar de ser grhasta, todos eles o respeitavam porque ele era um excelente orador, bravo e potente pregador. Ele era conhecido por todos como Abhay ou aquele que não tem medo de nada.


Residindo na Keshavji Gaudiya Math



Srila Narayan Maharaj realizando a cerimônia de sanyassa de Srila Swami Maharaj na Keshavaji Gaudiya Math de Mathura.



Eu e meu Gurudev estávamos lá no dia em 1955, quando Abhay Prabhu veio de novo para a Kesavaji Gaudiya Math de Mathura. Quando ele chegou, nós nos abraçamos imediatamente. Antes de vir, ele havia sido bem sucedido em seus negócios em Allahabad, na Prayaga Pharmacy, na qual era muito famoso. Muitas personalidades importantes incluindo o primeiro ministro da Índia, compravam em sua loja. Ele viajou por todas as cidades importantes do norte- Dheli, Kampur, Lucknow, Agra, Jhansi, Mathura e outras cidades para entregar alguns remédios que acabara de descobrir. Kunja Bihari Prabhu, sênior discípulo da Matha, era especialmente devotado a ele nesta época. Ele o ajudou a pegar suas malas e também levava prasadam para ele enquanto trabalhava. Depois de um tempo seu trabalho sofreu uma crise e então ele foi á Calcutá. Em seguida, ele veio de novo para Mathura trazendo uma nova fórmula medicinal para distribuir nas lojas, mas elas não estavam boas. Ele estava vivendo em um quarto alugado no Yamuna, perto do Bengali Ghat, onde estava há cinco dias quando fui vê-lo. Então eu disse á ele: “Prabhu, por que você está ficando aqui?” Ele era muito humilde e não queria nos encomodar, então eu peguei sua bagagem à força e disse: “Eu não vou deixar você viver em qualquer lugar, nós estamos aqui! Somos seus filhos e você é irmão de nosso Gurudeva, você é muito querido por nós. Queremos cuidar de você e não vou agüentar ficar separado de você!” Então eu trouxe os brahmacaris e pegamos à força seus utensílios e os trouxemos para nosso templo. Eu requisitei Abhay Prabhu: “Por favor, fique aqui conosco lendo o Bhagavad-Gita, escrevendo etc. Eu pessoalmente quero servir você. Por favor, viva aqui para sempre! Nós não queremos que você fique longe de nós! O seu quarto está lá, perto do meu. Só existem os dois, o seu e o meu.” Nós tínhamos poucas facilidades a oferece-lo porque não tinham pessoas na nossa Matha. Havia apenas um banheiro, mas o ambiente era pacífico, muito pacífico. Ele também não tinha nada, apenas o seu corpo e alma.Trazia consigo apenas algumas cópias de sua revista “De Volta ao Supremo”, seu Bhagavad-Gita, mais três ou quatro volumes do Srimad Bhagavatam escritos em Bengali, e estes mesmos livros ainda estão preservados na nossa livraria. Só possuía isto. Demos á ele aquele pequeno quarto e muitos grandes livros. Narasimha Maharaja e eu doamos muitos livros em sânscrito e em bengali e então ele começou a escrever muitos artigos em inglês. Dia e noite ele ficava em seu quarto escrevendo. Ele também cantava Hari-nama e fazia bhajanas muito bonitos. Ele dormia apenas poucas horas pela manhã. Abhay Prabhu (Srila Prabhupada) ficou muito agradecido com este arranjo que fizemos para ficar conosco e nosso Gurudev também ficou agradecido conosco. Nós sempre pediamos a Abhay Prabhu para dar aulas do Srimad Bhagavatam, mas ele não tinha uma grande audiência, pois poucos de nós vivíamos na Math com ele. Estávamos no começo da Keshavaji Math, então tínhamos apenas cinco ou dez pessoas, porém pessoas elevadas e instruídas vindas de Mathura ouviam freqüentemente as aulas de Abhay Prabhu. Eu era conhecido por fazer kirtans na Bengala e em Uttar Pradesh...então eu fazia kirtana. Abhay Prabhu fazia a leitura explicando os versos palavra por palavra e, muitos eruditos escolares sentiam-se bastante atraídos pelas aulas ministradas por ele. Também neste tempo, ele dava aulas do “Caitanya Caritamrta” à noite. Ele tinha muita devoção por Mahaprabhu e seus passatempos. Depois de tomar sannyasa, ele dava estas aulas em inglês, estava apenas praticando, pois muita gente não entendia o inglês. Abhay sempre brincava conosco. Disse que desde menino gostava de brincar com os outros. E mesmo ele sendo mais velho e mais qualificado que eu, ele gostava de mim como um querido amigo e não esperava reverências vindas de mim. Ele era igual o meu Gurudeva em idade e qualidade e também era muito educado e respeitado. Eu não encontrava nenhuma qualidade em mim, então, pensava, “existem tantos bons devotos, porque ele me ama assim e me concede sua misericórdia? Não sei”. Ele me favorecia com muita afeição enquanto eu tentava servi-lo sinceramente e assim ele foi controlado por aquele amor. Eu brincava com ele dizendo: “Você tenta ser responsável pelos seus filhos e sua esposa, mas eles rejeitam você!”. Um de seus filhos não lhe era favorável e o outro às vezes o ajudava porém não queria servi-lo, então eu dizia: “Prabhu, porque você não aceita mais serviços de nós? Você não deve voltar para lá. Eu vou mendigar de porta em porta para arranjar arroz e outras coisas mais para você.” Nós brincávamos juntos muitas vezes e quando ele ria era muito doce, sua brincadeira era encantadora. Quando Abhay Prabhu veio primeiramente para Mathura para ficar conosco ele tinha uma doença, mas, humilde e silenciosamente ele a tolerava porque era expert em medicina, usava sempre a “Medicina Ayurvédica”. Eu fui afortunado quando ele confidencialmente me disse: “Eu não tenho fé em doutores! Se eles me operam eu posso morrer!” Então eu disse que ele não podia morrer pois tinha muito serviço importante ainda para fazer, e ele concordou. Ele era muito determinado a servir a ordem de seu Gurudeva para pregar por todo o mundo. Eu lhe disse que havia um doutor muito bom em Mathura que já havia curado outras pessoas, então eu o levei até este doutor. Durante toda a operação eu fiquei a seu lado. Não mencionarei detalhes porque pode soar como se eu o tivesse ajudado. E atualmente sei que ele me concebeu seu favor e misericórdia por dar-me a oportunidade de servi-lo como um amigo. Nós tínhamos muitas discussões filosóficas juntos sobre o 10º canto do Srimad Bhagavatam e líamos muitos livros juntos. Todos o glorificavam. Ele explicava o Bhagavatam palavra por palavra depois que escrevia seus livros. Eu não aceitava nada facilmente e fazia-lhe perguntas e mais perguntas. Até com Gurudev eu fazia isto e como sempre eles me explicavam, e eu aceitava, mas somente quando ficava evidenciado a lógica dos Sastras. Algumas vezes discípulos de Bhaktissidanta não ficavam satisfeitos comigo e diziam: “Vá até seu Gurudeva e ele o satisfará saciando sua sede!” Eu queria ir bem profundo e não aceitava nada sem que fizesse muitas e muitas perguntas. Eu era “Ladaka” em humor de lutador e era conhecido por ter fortes argumentos filosóficos. Abhay Prabhu gostava disso e, apreciava esta qualidade em mim. Nosso Gurudeva e Abhay Prabhu eram muito lógicos e, pela lógica eles fortemente explicavam tudo. Eu não sabia quais tópicos especiais o Swami discutia com meu Gurudeva porque eu não ficava no quarto quando eles conversavam juntos. Alguns discípulos de Bhaktissidanta não podiam falar sobre as gopis e outros tópicos. Naquele tempo, Srila Janardana Maharaja, eu e meu Gurudev éramos exceção, pois discutíamos sobre temas de alto nível, mas não com todos. Swami (Abhay Prabhu) e eu tínhamos muitas conversas íntimas juntos sobre a Consciência de Krsna e outros tópicos que não posso revelar. Abhay (Srila Prabhupada), era um expert em cozinhar deliciosos alimentos...muito deliciosos! Ele e eu cozinhávamos e oferecíamos muitas preparações. Ocasionalmente, quando ele recebia algum dinheiro, ele sempre oferecia sucos de manga para as deidades e, em seguida, ele distribuía aquela opulenta prasada a todos os brahmacaris. Ele sempre usava gui puro para cozinhar e, sempre declarava que todos os Gaudiya Vaisnavas precisavam ser expert´s em cozinhar para Krsna. Durante muitos meses Abhay ficou na Kesavji Gaudiya Math e nós dois fazíamos arati juntos toda noite. Ele sempre tocava muito bem a mrdanga e eu tocava karatalas e cantava. Ele gostava muito do meu canto e sempre me requisitava para liderar kirtanas. Então uma vez alguém perguntou: “Por que o Swamij não canta também?”. Então eu expliquei que algumas vezes ele canta mas que na maioria das vezes ele fica tão imerso em sentimentos transcendentais que prefere não cantar. Eu adorava quando ele cantava muito docemente, Gauranga bolite habe e Vande Rupa Sanatanam.



Visitando Prabhupada nos últimos dias


Subhananda Prabhu veio à Vrindavana por duas horas durante o dia e a noite por 14 dias, para massageá-lo. Nós também visitávamos o Swami e falávamos com ele. Ele afetuosamente nos oferecia sua Maha Prasada e nós tomávamos com muita satisfação. Justo no mês de Kartika, quando o nosso anual Vraja Mandala Parikrama estava para começar, Swami me chamou. Ele requisitou ao seus seniores sannyassis: “Eu quero encontrar com Narayan Maharaja.” Eles vieram de carro e me disseram: “Srila Prabhupada quer vê-lo, por favor venha agora!” Nós estávamos fazendo o discurso para nosso Parikrama, mas mesmo assim fui imediatamente. Quando cheguei em seu quarto, no Krsna-Balarama, ele estava em silêncio e após algum tempo ele abriu os olhos e indicou com os olhos para eu chegar perto dele. Ele não estava falando, mas quando ele me viu ficou muito feliz. Eu ofereci reverências á ele e quando me viu ele falou: “Oh! Narayan Maharaj veio!” Ele queria que eu sentasse em sua cama, tentou se levantar, mas eu coloquei a mão sobre ele e disse: “Por favor, fique ai!” Então de novo ele mencionou para eu sentar em sua cama e disse: “Eu quero falar com você.” E do fundo do coração ele me disse: “Narayana Maharaja, você pode me desculpar? Para o propósito de pregação eu disse algumas coisas que não poderia ter dito. Ele havia falado fortemente sobre seus irmãos espirituais. Ele disse que nós estávamos pregando, mas outros não. Disse ainda, que toda a Gaudiya Matha não o ajudou e que eles apenas tomavam Prasada e dormiam. Em uma carta, certa vez ele me disse: “Estou pregando pelo mundo, mas eles não estão cooperando comigo.” Para salvar seus discípulos de distúrbios e confusão, ele algumas vezes disse a eles para não visitarem qualquer um, porque alguns de seus irmãos espirituais haviam feito coisas erradas. Seus discípulos não entenderam corretamente suas palavras. Eles não conheciam estas coisas e precisavam progredir gradualmente e serem treinados na regra de bhakti. Swamiji foi um membro da Gaudiya Math por um longo tempo e conhecia todas as regulações e Siddhantas, mas não ensinou tudo devido ao curto tempo. Ele me falou: “Se nós trabalharmos em conjunto temos boas possibilidades.” E me disse também: “Eu quero você para ajudar minha missão e meus discípulos. Eu quero que eles se tornem bons e qualificados devotos, e se eles forem até você, por favor cuide deles! Eles são muito jovens e não estão treinados. Então eu te peço que após minha partida você os ajude com todo o respeito.” Considerando isto, devido ao fato de ele ser meu Siksa Guru, eu hesitei. Nisto ele pegou minhas mãos, olhou para dentro do meu olho e me perguntou se eu iria prometer ajudar e, então eu concordei dizendo: “Eu prometo!” Depois eu virei para seus discípulos:: “ Quero dizer algo a vocês!” Todos se calaram. Swami pediu a todos que chegassem perto de mim e que ouvissem com seus corações o que ele tinha a dizer. E assim eu disse: “Não pensem que Swami está deixando este mundo, ele está deixando o corpo. O Guru é eterno e vocês são afortunados de terem um ótimo Guru Vaisnava. Lembrem-se sempre das suas instruções. Vocês precisam estar unidos a todos os vaishnavas. Se vocês tiverem qualquer dificuldade, como Swamiji disse, podem vir até mim que eu os ajudarei do fundo do meu coração.” Eles todos me escutaram e isto está gravado em uma fita k-7. Então Srila Swami Maharaja moveu sua cabeça vagarosamente em direção aos seus discípulos. Nisto, ele levantou sua mão para chamar a atenção e disse: “Escutem Narayana Maharaja. Não briguem com ele, eu já lhe dei todas as diretrizes.” E depois ele abaixou sua mão. Swamiji tinha me dito: “ Eu orei para que você me coloque no meu Samadhi, com sua próprias mãos. Eu não quero que ninguém além de você me coloque no meu Samadhi. Eu acho que você é a pessoa ideal!”. E depois ele disse: “Depois do Samadhi, arranje a celebração para o festival de separação. Faça isto por mim.” Enquanto isto, ele estava assumindo uma certa postura, mas os devotos não puderam entender isto. Então eu disse: “Oh! Isto é um mudra. Um tipo de mudra e, indica que ele está dançando com Krsna. É a postura de dança!” E então eu comecei a cantar Sri Rupa Manjari Pada muito devagar. Todos choravam! Todos no quarto estavam em lágrimas. Eu fui o último a se comunicar com Srila Prabhupada.



Meu serviço á Srila Prabhupada


Muito antes de Swami ir ao Ocidente, ele me pediu várias vezes para ajudá-lo em sua pregação. Eu não pude ir porque tinha dado minha palavra para meu Guruji, que olharia a Keshavaji Gaudiya Math em Mathura, traduziria livros e pregaria em hindi. Eu considero iguais todas as Math´s e não faço distinção entre elas. Eu vou e quebro a barreira das instituições. Eu sei que quando um vaisnava está servindo um guru genuíno, ele sempre tentará servir a todos sem consideração de casta ou credo. Eu considero meu dever ajudar todos que vem até mim. Swami estava contando que eu continuaria a servi-lo. Uma vez eu estava viajando a Navadvip de trem e, Acyutananda Das e outros devotos de Swamiji estavam no mesmo compartimento quando um gentil indiano perguntou à Acyutananda: “Quem é você? Você é um Gaudiya Vaisnava?” e ele replicou: “Não, nós somos da ISKCON. Somos discípulos de Srila Prabhupada. Nós não nos conectamos com outros Gaudiya Vaishnavas.” Ouvindo isto, eu disse: “Eu sei que Swami não os instruiu para falar isto, às vezes vocês não entendem corretamente. Se você declara isto você está sendo como um kuputra, um filho desobediente que não é um filho real de seu pai.” Eu disse às pessoas que estavam perguntando, que o guru deles era um exaltado discípulo de Bhaktissidanta Sarasvati Thakura e, que ele tinha tomado sannyassa de meu guru Srila Bhatiprajnana Kesava Maharaja. Eu expliquei que eles eram diferentes frutos da mesma árvore, da Gaudiya Vaishnava Parampara.

Alguns discípulos de Swamiji não entendem o Siddhanta. Eu sempre declaro a todos em nossa Matha que nunca sejam sectários. Srila Swami Maharaja me ordenou que ajudasse seus devotos. Eu estou obedecendo, apenas estou ensinando o que é Bhakti pura na linha de Rupa Goswami. Minha porta está sempre aberta a todos. Minha intenção de ajudar é para eu estabelecer um bonito templo em seus corações. “Desde muito tempo, até mesmo antes de ir ao ocidente, Srila Swami Maharaj pediu muitas vezes para que eu fosse e o ajudasse na sua pregação no ocidente. Eu não pude ir por que tinha prometido á meu Gurudeva que iria olhar a Keshavaji Gaudiya Math em Mathura, traduzir e pregar na língua hindi. Eu obedeci sua ordem por muito tempo. Nas cartas de Swamiji da América ele pediu também que outros brahmacaris fossem e o ajudasse na pregação mas sabíamos que ninguém estava disponível naquela época. Estávamos no início da Keshavaji Gaudiya Math. Foi em 1922 que Swamiji recebeu a ordem de seu Gurudev para ir ao ocidente e pregar e foi apenas em 1965 que a profecia se concretizou, e vemos como ele fez um milagre mesmo estando sozinho. Assim também, após vinte anos, estou cumprindo a ordem que ele me deu.Eu nunca me interessei em fazer muitos discípulos nem em Ter muitos seguidores. Por um longo tempo eu estive ativo como Siksa-guru para os devotos da Gaudiya Vedanta Samiti. Similarmente, eu quero dar siksa(instruções) para qualquer um que esteja interessado. Agora, eu aceitei alguns discípulos ocidentais, mas minha intenção original era ajudar todos a ficarem fortes através das instruções. Eu quero que os devotos fiquem fortes por tomarem siksa (instruções) de todos os Vaishnavas elevados. Eu quero que eles avancem mais e mais na Consciência de Krsna, e aprendam a amar uns aos outros e também outros vaishnavas. Gostaria de ver o movimento de Srila Swami Maharaja cada vez mais saudável e forte. Srila Bhakti Raksak Sridhar Maharaja também tentou ajudar como eu, por que ele também foi requisitado por Swami Maharaja para ajudar seu movimento. Ele nunca chamou nenhum devoto á ele ou causou algum problema. Muitos se sentiram atraídos á ele e vieram ouvi-lo e assim ele distribuiu seu hari-katha (aulas). Outros vaishnavas também estão fazendo isto. Nós estamos falando hari-katha aqui e acolá e muitos devotos estão com sede de receber ajuda. Mas o conceito e siddhanta do siksa guru e guru-tattva ainda não é entendido e aceitado por muitos. O siksa-guru nunca compete com o diksa-guru. Ele incrementa a relação com o diksa-guru e ajuda-os a compreender as conclusões dadas pelo diksa-guru. Eu estou determinado á servir Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, por que ele não é apenas meu siksa-guru, mas meu amigo muito querido.”

Eu ofereço minhas reverências aos pés de lótus de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj do fundo do meu coração.



Jay Sri Sri Guru Gouranga Jayatah!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário