Siksastakam- Quarto Verso

na dhanam na janam na sundarim kavitam va jagadish kamaye .....

este quarto verso do Sikshastakam contém tudo para uma vida pacífica ... espiritualmente e também materialmente .. em todos os sentidos .. Mahaprabhu diz que akele que deseja a misericórdia do Senhor, deve aniquilar de uma vez por todas todos os desejos por mulheres (ou homens no caso das mulheres), dinheiro, riquezas, posses etc... e apego a linguagem florida das poesias mundanas ..

. janam significa apego pelo relacionamento mundano, incluindo por familiares, funcionários etc .. porque? porque eles não podem nos ajudar neste mundo, a sair desta prisão material, então devem ser abandonados. Gurudev diz que 'Vemos que Sri Vibhisana rejeitou seu irmão Ravana pois ele era contrário á adoração ao Senhor Sri Rama, Bharata rejetiou sua mãe Kaikeyi porque ela foi a causa do exílio de Sri Ram, a grande devota Meera Bhai rejeitou toda sua família como seu pior inimigo após receber a carta de Tulsi Das para fazê-lo. Quando seus familiares correram atrás dela e prometeram deixar ela adorar Dwarakadish Sri krishna em paz, ela disse: "Tudo bem, mas agora já é tarde. Tchau". Estas são as instruções dos sastras, os interessados em bhakti vão segui-las, os interessados em apegos e coisas mundanas, não.'

Até mesmo neste mundo, vemos que a maioria dos problemas surgem do apego-luxúria- e também dinheiro-riquezas. Vemos que amigos brigam entre sí por estas duas coisas, mulher e dinheiro. Um engana o outro por causa disso apenas. Mulher e dinheiro hoje valem mais do que amizade, sinceridade, dignidade etc... os padrões dhármicos de um ser humano hoje é facilmente kebrado por causa de tais coisas temporárias, que cheiram pior do que fezes. (Por isso Goura Kshora Das Babaji Maharaj) preferia o cheiro da latrina, ao cheiro dos materialistas. Esta é a verdade fundamental.

Passando disso, encontra-se aqueles que dizem ser grandes pensadores, grandes homens, que desejam respeito da sociedade como Srila Sridhar Maharaj diz. Estão atraídos pela linguagem florida que leva apenas á morte.


'O alarde da nobreza, a pompa do poder
e toda aquela beleza, toda aquela riqueza obtida
esperam igualmente a hora inevitável
Os caminhos da glória levam apenas ao túmulo"

Então, vemos a instrução do Senhor Supremo Sriman Mahaprabhu. Aqueles que desejam paz e harmonia nesta vida e na próxima, na vida espiritual mesmo estando neste plano material, deve abandonar completamente o desejo por mulheres ou homens vice versa, dinheiro e leitura de livros não espirituais, assim conseguirão a misericórdia do Senhor. deve-se abandonar também por completo a associação com materialistas e todos aqueles que se opoem á adoração ao Senhor, seja ela pai, mãe, filho ou qualquer um. O aspirante sincero tentará seguir esta conduta ao máximo da sua capacidade, visando obter a graça do Senhor. Não há outro caminho. Este é o quarto verso do Sikshastakam falado pela boca de lótus de Sriman Mahaprabhu. Gour Hari Bol!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário