Transformando hippies em happys.

Em meados de 1965, chegava em Nova Yorke, um santo Vaishnava que mudaria o mundo do yoga e da religião para sempre.
 Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada veio da Índia sem nenhum dinheiro, ele veio apenas com livros e um par de címbalos. Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Maharaja, o amigo mais íntimo de Srila Prabhupada o glorifica no livro “Gaura vani pracarine” assim como se segue:


“Swamiji foi primeiro á Boston e então á Nova Yorke, no Topkins Square Park ele tocava sua kartalas. Lágrimas jorravam dos seus olhos e seu coração se derretia enquanto cantava.


sri krishna caitanya

prabhu nityananda

sri-advaita gadadhara

srinvasadi-gaura-bhakta-vrinda

hare krishna hare krishna

krishna krishna hare hare

hare rama hare rama

rama rama hare hare



O Topkins Square Garden era freqüentado por inúmeros hippies, que bebiam álcool e engajavam-se em outra atividades ilícitas. Eles vieram até Swamiji. Quando ele cantava, eles dançavam e cantavam junto, e algumas vezes ofereciam taças de vinho á Ele. Após algum tempo, ele transformou estes hippies em “happies” e suas vidas mudaram. Eventualmente, milhões de pessoas começaram á segui-lo. Elas começaram á adorar e meditar em Sri Krishna (o Deus supremo) e assim se tornaram muito felizes. Em apenas poucos anos, ele traduziu e escreveu comentários para várias escrituras Védicas, e seus livros foram traduzidos para todas as proeminentes línguas do mundo. Ele pregou a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu nas montanhas, nas ilhas, nas florestas, no deserto e em tantos outro lugares remotos por todo o mundo. Sua voz se extendeu á toda parte do globo, e seus livros ajudaram e ajudam milhões de pessoas á realizar a verdade sobre a consciência de Krishna.” Assim ele transformou milhares de vidas. Uma vez uma pessoa perguntou á Ele. “Swami, vemos que Sai Baba faz muitos milagres, e você, você já fez algum milagre?” Srila Prabhupada então respondeu: “Sim, eu transformei animais em seres humanos.” Swami Maharaja Prabhupada transformou hippies sujos em pessoas civilizadas e religiosas, esta é sua glória. Porém, vemos que após sua partida deste mundo, 99 por cento dos seus discípulos deixaram a consciência de Krishna, porque? Será que a culpa é dele? Seu discípulo mais proeminente e querido, chamado Srila Gour Govinda Maharaja respondeu á um devoto assim como se segue: “Se vocês abandonam a consciência de Krishna, quem é o responsável? Será que o Guru é realmente responsável pelas quedas de tantos discípulos de meu Prabhupada? Não. Isto se deve á falta de fé de vocês. O guru fala: Siga os princípios regulativos e cantem suas voltas de japa. Estão vocês fazendo o que ele pediu? Não. Vocês estão apenas ofendendo Sri Gurudev por não seguir as instruções. Guru significa pesado e não leve ou frágil. Ele aceitou a responsabilidade de tirar vocês da rede de Maya(ilusão), vocês devem ter fé inabalável em Sri Guru. Não confundam as idéias, não especulem, não inventem nada. Se 99 por cento dos discípulos se foram é porque eles não tinham fé em Sri Guru. Eles fingem que são entregues, rendidos, mas é tudo uma farsa. Neste caso, o Guru não é responsável, ele não pode fazer nada”.Esta é a conclusão. O movimento hoje se tornou mal visto pela sociedade em geral, e de quem é a culpa? Como Srila Gour Govinda Maharaja disse, a culpa é dos devotos que não eram rendidos e nem tinham fé em Srila Prabhupada. Vemos que mesmo os que sobraram daquela época estão fazendo coisas absurdas, e tudo em nome de Srila Prabhupada. É triste a atual situação. Foi visando dar nova luz e vida para este movimento que Srila Bhaktivedanta Narayana Goswmai Maharaja veio ao Ocidente em 1996. Foi a segunda explosão do vaishnavismo. Srila Narayana Maharaja satisfez o desejo sincero de milhares de devotos que estavam carentes de boa associação. Associação com santos elevados é a principal atividade para os devotos. Assim Srila Narayana Maharaja está inspirando milhares de pessoas em todo mundo, através de aulas, livros, darshanas etc.. Isto tem tido um efeito incalculável na vida de muitos. Uma vez uma pessoa perguntou á ele: “ Como você se sente quando devotos da Iskcon, o ofende?” Ele humildemente respondeu: “Eu não me perturbo. Eu sei que eles fazem isso porque são neófitos na consciência de Krishna. E é através destas críticas que eu estou pregando mais e mais. Isto tem um efeito contrário, as pessoas se tornam ansiosas por ver-me.”

Outra vez um devoto perguntou á Srila Narayana Maharaja: “Podemos dizer que todos na Iskcon são farsantes?" Ele então respondeu: “Sim, se os líderes não são sinceros, como outros serão sinceros. O Guru deles (Prabhupada) pediu que eu os ajudasse, e quem eu irei ajudar? Aqueles que são sinceros. Mas os outros, eles não virão. Eles tem muitos esquemas para coletar dinheiro e conseguido o dinheiro, enchei seus bolsos e se vão, se querem isto vá até eles, mas venha até mim apenas para Bhakti.” Todos sabem que antes de Swami Prabhupada deixar este mundo ele mandou chamar Srila Narayana Maharaja em Mathura e disse á todos. “Narayana Maharaja cuidará de vocês, não briguem com ele, ele é um real vaishnava, vocês devem colaborar e escutar ele.” Porém, não foi isto que aconteceu, as buscas por dinheiro, fama etc.. falou mais alto e a situação á que se chegou é lamentável. Os devotos se tornaram mal vistos por muitos, as pessoas perderam a fé. Porém, aqueles que são sinceros na sua busca pelo serviço devocional puro não devem perder as esperanças pensando; “Não há reais Gurus.” Este pensamento deve ser erradicado da mente. Na verdade nós é que não temos olhos para ver o real Sadhu, nossos olhos matérias não podem distinguir entre o transcendental e o material, o Sad- guru (real guru) e o (Asad guru) o guru farsante. Porém, se nossa busca por bhakti é sincera Krishna enviará um representante para nós. Isto foi dito no Caitanya Caritamrta:



Brahmanda Brahmite kona bhagyavan jiva

Guru krishna prasade paya bhakti lata bija



Pela misericórdia de Sri Krishna, associamos com um real guru, e pela misericórdia deste guru, conseguimos a misericórdia de Sri Krishna.

Então, as pessoas sinceras pela devoção pura á Sri Krishna, não devem desanimar. Os reais gurus sempre existirão, mesmo que em diminuta quantidade.



Gaura Premanande Hari Hari Bol!”



                    Patita Pavana Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada



Nenhum comentário:

Postar um comentário