A verdade deve ser dita- mesmo que cause dor aos outros (Srila Gurudev)

Apresentamos pela primeira vez em português o artigo escrito por Sripad Damodara Maharaj,
em refutação ao artigo escrito pela Iskcon em 2010, logo após a vinda de Srila Gurudev ao Brasil. Naquela ocasião, ansiosos e invejosos pelo sucesso da pregação de Gurudev no Brasil, uma carta internacional foi escrita visando minimizar a relação de Srila Gurudev com Srila Prabhupada.



Dandavat pranams,




Todas as glórias á Sri Sri Guru and Gauranga



Queridos devotos de Deus,



Recentemente, recebi o ultimo artigo do GBC tentando minimizar a relação entre Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja e seu siksha guru Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Desafortunadamente, pessoas afligidas por icterícia vêem tudo como se fosse de uma cor ou um gosto só, assim também uma pessoa afligida pela concepção errônea, vê contradição em todo lugar. Na verdade, eu li este documento várias vezes e não vi nenhuma contradição no que foi dito e no que está sendo exposto pelas palavras de Srila Narayana Maharaja.

Não quero me estender muito neste artigo, então vou apenas citar alguns pontos.:




1- O primeiro ponto citado por eles foi: “Ele não pôde treinar seus próprios discípulos adequadamente”. Isto é um fato óbvio, basta ver o triste passado dos líderes da Iskcon. Na época da partida de Prabhupada, os líderes incluídos como estando perfeitamente treinados eram:

Bhavananda, Jaya Tirtha, Brahmananda, Garga Muni, Bhagavan, Harikesh, Surabhi Swami, Hari sauri (Prabhupada Krpa Swami), Ramesvara, Drstadhumana, Adi Keshava, Sudama, Kirtananda, Hamsadutta ... precisa mais??? ....... Foi algum dos discípulos de Prabhupada, treinado até o nível da devoção pura? Até mesmo no estágio de bhava, o aspirante deve permanecer sob a guia e proteção de um sadhu, se não tem que experimentar dificuldades na vida espiritual, como foi mostrado no passado pela queda de Bharata Maharaj no quinto canto do Bhagavatam. Desafortunadamente, o GBC tem feito uma errônea tradução para as palavras de Prabhupada “yatata pari siksha diyechi, karche ora” a qual na verdade deveria ser traduzida como “Treinei eles o máximo que pude”. Na verdade, sendo um devoto puro, Prabhupada tem ilimitada potência para dar um treinamento perfeito, mas seus discípulos puderam pegar a misericórdia dele apenas de acordo com a própria rendição, e como temos visto, sobre as histórias dos ex-líderes do GBC, a rendição não era muito substancial. O porquê disto foi explicado por Srila Prabhupada mesmo “porque eles eram como mlechas e yavanas (demônios), fiz o melhor que pude para treina-los.” Então, o ponto é que Prabhupada estava tentando porém não pôde treina-los até o próprio estágio da devoção pura. Eu acho que haviam muito poucos discípulos que podem levantar as mãos e clamar que foram treinados perfeitamente na devoção pura.



2- O segundo ponto é: “A razão desta 'falha' no treinamento foi baseada na degradada natureza dos seus discípulos”.  O GBC está simplesmente repetindo as palavras de Srila Prabhupada. “Eles não tem qualquer ‘background’ hereditário”. Todos vieram de famílias de mlechas e yavanas. Eu tenho treinado eles de acordo com minha habilidade. Eles também estão tentando da melhor maneira". O GBC tem feitos grande esforço para mostrar que Srila Narayana Maharaja não está representando Srila Prabhupada porque Narayana Maharaja destacou que Prabhupada disse á ele: “Por favor, treine meus discípulos. Eles são como macacos. Eu não pude treina-los muito.” Na verdade Narayana Maharaja foi muito bondoso ao descreve-los como macacos, porque seu Guru o descreveu como sendo bem pior que isso. Melhor ser chamado de macaco do que de mlecha e yavana. No glossário da BBT de Prabhupada, é dado o significado de mlecha – humanos não civilizados e geralmente comedores de carne; e yavana – uma classe de seres humanos que caíram da cultura védica, uma pessoa de classe baixa, geralmente comedora de carne, um bárbaro.

Um macaco é um sub-humano, e mlechas e yavanas são considerados entidades sub-humanas, como foi dito por Srila Prabhupada em um comentário no Srimad Bahagavatam: “No movimento da consciência de Krishna estes discípulos que são como macacos, sendo incapazes de seguir os estritos princípios regulativos, algumas vezes caem e tentam formar uma sociedade baseada no sexo. Esta é a prova de que tais pessoas são descendentes dos macacos, como confirmado por Darvin.”

E ..... “Como sempre, incapazes de seguir estes princípios, tais farsantes caem de novo tomando refúgio nos sudras, quem são muito espertos em fazer arranjos para as indulgências sexuais. Sexo é muito proeminente em animais como macacos, e tais pessoas que são iludidos por sexo podem ser chamados de macacos.”

A razão pela qual Narayana Maharaja foi tão bondoso foi também explicado por ele há 15 anos atrás, e isto também tem sido falado pelo GBC como uma explicação, ele diz: “Na época Srila Prabhupada falou em bengali para que outros não pudessem entender. Se ele falasse que todos os discípulos eram ignorantes, que eles não sabiam muita coisa, e que eles eram imperfeitos, ele poderiam ficar agitados. Por esta razão ele falou muitas coisas em bengali. Ele me disse: “ Eu trouxe eles, mas não pude treina-los completamente.’ Assim, as palavras de Prabhupada se tornaram profeticamente verdadeiras, pois quando o GBC entendeu que seus Gurudeva os chamou de mlecchas e yavanas 30 anos atrás, eles agora ficaram agitados e escreveram uma resposta de 40 páginas.



3- O GBC tem declarado que “Prabhupada apontou Narayana Maharaja para completar seu trabalho". Isto também foi dito na conversa de Prabhupada com Narayana Maharaja onde ele diz: “Prabhupada(Bhaktissidhanta) e Thakur Bhaktivinoda tinham o desejo de que deveríamos pregar juntos, coletivamente, na América e na Europa.” Não é isto uma prova de que a Iskcon deveria pregar junto com a Gaudiya Math? Este não era o desejo de Bhaktissidhanta Sarasvati Thakura, Bhaktivinoda Thakur e então de Srila Prabhupada? Narayana Maharaja não disse que este é o desejo do Guru Parampara? Srila Prabhupada continua. “Após minha partida, todos devem trabalhar juntos.. “Assim, ele não disse somente que Narayana Maharaja e a Gaudiya Math deviam trabalhar juntos com a Iskcon, mas para a Iskcon trabalhar cooperar também com a Gaudiya Math. Prabhupada explica que temos todas as facilidades se “trabalhamos juntos” há muitos grandes templos, há lugar suficiente para todos. Se tudo acontecer enquanto eu ainda estiver aqui, será muito bom.”

Srila Narayana Maharaja então disse para Prabhupada que devotos da Iskcon estavam treinados suficientemente, para deixar Prabhupada sem ansiedade, aí ele diz: “Ah, isto é muito bom. Deve ser assim mesmo. Você criou algo; agora se todos trabalham juntos e mantém isto.. Você os treinou. Ainda sim se no futuro ele se tornarem ainda mais unidos e colaborarem, então uma coisa maravilhosa acontecerá no mundo.” Depois, Prabhupada explicou que na verdade ele não havia os treinado apropriadamente porque eram todos mlecchas e yavanas, mas ele fez seu melhor. Depois ele disse: “Eles não tem um ‘background’ hereditário. Eu tentei de acordo com minha habilidade. Eles também estão fazendo seu melhor". Então, a conversa deve ser refletida por inteiro. Ninguém pode simplesmente entender tudo isto fora do seu contexto e depois apresentar aos leitores. Porque ele disse todas estas coisas á Srila Narayana Maharaja em sua última conversa? Óbviamente, Srila Narayana Maharaja pôde entender seu ‘mano bhistam’ (desejo interno), o qual qualquer um (á não ser os que não querem ver, cegos) pôde também ver.

Srila Prabhupada sempre dava a analogia do homem cego e o homem manco. O homem manco representa a Índia e o homem cego representa o ocidente. A Índia era materialmente manca e o ocidente era espiritualmente cego. Se ambos se unissem, uma coisa maravilhosa poderia acontecer. Aqui, a Gaudiya Math pode ser comparada com o homem manco e a Iskcon com o homem cego, nossos Acharyas prévios queriam que trabalhássemos juntos e este desejo foi expressado por Srila Prabhupada. Talvez um homem cego não pode entender este pensamento, mas Srila Narayana Maharaja sabia o que Prabhupada queria dizer, então ele disse: “Sempre que eles me chamarem, para consultar comigo, perguntar algo ou me chamar em algum lugar, eu vou fazer tudo isto de acordo com a minha habilidade.Mesmo que minha qualificação seja muito pequena. Tudo que puder, farei da melhor maneira. Eu o considero como sendo meu Siksha Guru.



4 – A última descordância encontrada no papel da Iskcon sobre as palavras de Prabhupada foi dita por eles. “Devido ao inapropriado treinamento de seus próprios discípulos, Prabhupada quis que Narayana Maharaja o pusesse em seu samadhi.” Se os discípulos dele como Bhakticaru Maharaj e Bhavananda já sabiam tudo, então porque eles teriam que consultar Srila Narayana Maharaja sobre os detalhes da cerimônia de samadhi?. Lembrando a conversa:



Prabhupada : Você já consultou com Narayana Maharaja?

Tamal Krsna: Sim. Esta manhã, Bhakticaru Swami, Bhaktiprema Swami e Sridhar Swami foram vê-lo, e Narayana Maharaja descreveu toda a cerimônia para a partida do vaishnava exaltado.



Então, não foi dado treinamento completo, por isso eles tiveram que pedir auxílio á um vaishnava sênior.



Porém, as palavras mais ofensivas do todo o artigo foi seguida por vaishnava aparadha, isto está na página 28:



“Parece que a idéia da participação de Srila Narayana Maharaja na cerimônia partiu dele próprio, e não de Srila Prabhupada” Isto sugere diretamente que Narayana Maharaja foi para a cerimônia de samadhi por livre espontânea vontade ou alguma coisa deste tipo. Considerando que na mesma conversa Prabhupada pergunta á Narayana Maharaja se ele em pessoa estaria lá para organizar e fazer tudo, e que ele era a única pessoa que podia dirigir toda a cerimônia e ao mesmo tempo dizer que Narayana Maharaja foi lá por interesse próprio é simplesmente insatisfatório, inaceitável.

Considerando também que Prabhupada não havia dado o gopi mantra á nenhum dos seus discípulos na hora de seus sanyassa, então quem escreveria o mantra em seu divino corpo na hora do samadhi? Vocês podem ver no vídeo, Narayana Maharaja escrevendo o mantra na divina testa de Srila Prabhupada.



Claro que a real razão que Srila Prabhupada não quis que seus discípulos tocassem em seu corpo foi por que eles o envenenaram, por isso ele requisitou Narayana Maharaja á bota-lo em samadhi. Eu escutei isso diretamente de Srila Narayana Maharaja.

Não quero gastar muito tempo nisto. Estou muito feliz que o GBC tem tanto tempo para compor 40 páginas sobre este assunto. Melhor para eles é reparar sobre suas próprias desviações, tal como votar sem os Acharays, votar sobre a queda da jiva, o sistema de Acharya por zona, o fiasco do gurukula etc..., do que tentar achar defeitos no caráter de um vaishnava exaltado.

È claro que para as almas afortunadas que tomaram refúgio em Srila Prabhupada, e estão satisfazendo seu desejo de obter devoção pura por permanecer sob a guia dos puros Gaudiya Vaishnavas, para este devotos aplicamos o verso do Bhagavad Gita (9.30)



api cet su-duräcäro bhajate mäm ananya-bhäk

sädhur eva sa mantavyaù samyag vyavasito hi saù



“Até mesmo se alguém comete a ação mais abominável, se ele está engajado em serviço devocional, deve ser considerado santo pois está apropriadamente situado no serviço determinado.”



Enquanto que aqueles que procuram faltas e criticam os Vaishnavas, são abomináveis.”



Este é o princípio



Desejando o melhor á todos, e orando para suas retificações



A fallen servant of the servant



B.V.Damodara Maharaja






Chaitanya Bhagavata (madhya-lila. Pág. 296-297 – Tradução – Srila B.V.Puri Goswami Maharaj)



“Jagai e Madhai, mesmo tendo cometido todos os pecados imagináveis, ainda estavam livres das ofensas contra os Vaishnavas. Eles estavam apenas sempre bêbados e não tinham oportunidade de criticar os Vaishnavas. Um lugar pode consistir de pessoas altamente piedosas, porém se neste mesmo lugar acontece ofensas ou críticas aos Vaishnavas, toda a misericórdia é eliminada. Se Vaishnavas são ofendidos até mesmo por uma assembléia de renunciantes, sanyassis, tal assembléia é mais irreligiosa e pecaminosa do que um grupo de bêbados. Para os bêbados, ainda há uma chance de salvação, mas para aqueles que criticam os Vaishnavas, não há nenhuma esperança de liberação.”










Nenhum comentário:

Postar um comentário