Narayan Goswami Dasakam

Narayan Goswami Dasakam
 Sri Bhakti Sarvasva Govinda Maharaja

sri-chaitanya-mahaprabhoh yena vijñapitam matam
kva gato bhaktivedanta-narayano yatih mahan (1)

A grande personalidade e melhor entre os sannyasis, que propagou a doutrina de Sri Chaitanya Mahaprabhu em toda a terra; oh, onde se foi Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvamipad?

vijñata-shastra tatparyah sad-guna kirti-manditah
kva gato raga-margaika-vaishista-
gayakagrani (2)

Ele, que conhece o significado de todas as escrituras, que é glorificado por ser adornado por todas as boas qualidades e é o melhor pregador do especial caminho de raga-marga; oh, onde se foi Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvamipad?

sarasvata-kulottamso bhagavata-gunanvayi
kva gatah panditairmanyo gaura-krishnaika pashardah (3)

Ele, que é o ornamento da família de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada e quem tomou completo refúgio nas qualidades de devotos exaltados mencionados no Bhagavatam, que é reconhecido entre os grandes eruditos e é um associado de Sri Gaura e Krishna; oh,onde se foi Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvamipad?

apa-siddhanta-dhvantarkah sad-dharma-kaumudindukah
kva gato-
guruvabhishtakridgosvamyadarsh
a-mandirah (4)

Ele, que é tão poderoso como o sol ao destruir a escuridão do apa-sidhanta, que é suave como os raios da lua quando nutre os lótus ao entardecer – as flores do sad-dharma; ele que satisfez o desejo do coração de seu guru-varga  e é o exemplo ideal daqueles que são auto-controlados (gosvamis); oh,onde se foi Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvamipad?

priti-maitri-kripa-kando nityananda-prakashakah
kva gatah keshava-svami-sridhara-pada-
sampadah (5)

Ele, que está repleto de qualidades, amizade e misericórdia; que é a corporificação da manifestação de Nityananda Prabhu; que é o querido de Srila Keshava Maharaja, Srila Swami Maharaja, e Srila Sridhar Maharaja; oh,onde se foi Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvamipad?


diksha-shiksha-guruh satam siddhayam varmadeshikah
kva gato dinavatsalo vara-patita-pavana (6)

Ele, que é o diksha e shiksha-guru de santas personalidades e que ilumina o caminho do dharma para os sinceros buscadores da verdade, que é afetuoso com os caídos, e é um grande purificador para as almas indigentes; oh,onde se foi Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvamipad?

ha ha guro tirodhane tvayi sajjana-vaishnavah
gunani te smarantaho vilapanti sadashayah (7)

¡Oh Gurudeva! Devido ao seu desaparecimento, as pessoas santas e os Vaishnavas estão se lamentando tristemente embora recordem suas qualidades .

kada te charanoprante vasan tava kathamritam
pivani vaishnavaih punah-tadvibhhi kripanidhe (8)

Oh, quando me situarei novamente aos seus pés de lótus e beberei o néctar do hari-katha que emanam dos seus lábios de lótus? Oh oceano de misericórdia, por favor faça um arranjo para que isto aconteça!

anibhyam te mahodaya yache janmani hanmani
adarshante tatha prathyam kripam kuru namo´stu te (9)

Oh grande personalidade, rogamos permanecer juntos na sua purificação vida após vida. Oramos para podermos viver este  ideal

ramana-manjari namni vinoda-manjari-sakhi
yugala-sevane jiyan-nitya-lila-vilasini (10)

Que a amada sakhi de Vinod Manjari, quem está absorta nos passatempos amorosos eternos e é conhecida pelo nome de Ramana Manjari, seja gloriosa em seu serviço a Sri Sri Jugala Kishora.
tradução- Hari Rasa Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário