O que é Diksha?

   Em sânscrito toda silaba tem um significado, di significa divya jnana, conhecimento divino acerca da alma, superalma, maya etc... ksa, significa aquele que concede.

   Assim como neste mundo se queremos aprender alguma arte, se queremos ser médicos etc.. temos que ir ao colégio, faculdade ou universidade, assim também se queremos tornar nossas vidas exitosas, temos que ir ao colégio espiritual afim de aprender sobre a ciência espiritual,temos que ter um professor qualificado, ou seja, um Sad-Guru. É muita arrogância se alguém pensa que pode desenvolver consciência de krishna sozinha, rejeitando um guia. Se a pessoa é inteligente ela vai procurar um real guru. Qual é a qualificação deste guru? Há duas principais, uma externa e uma interna. Ele é expert em todas as escrituras e dever ser uma alma auto realizada, na qual os passatempos de krishna sempre manifestam em seu coração. Ele pode controlar krishna através do amor. Como mãe Yasoda amarrou Krishna através do amor, o guru também o controla.
    Se você quer servir Krishna, Krishna vai perguntar, você já aceitou um guru?, Assim como quando Dhruva Maharaj quis ver Krishna, então Krishna mandou Narada até ele primeiro. Então ele pôde ver krishna. Até mesmo Chaitanya Mahaprabhu tomou iniciação de Isvara puri pada.
   Se rejeitarem seu guru(real-guru), Krishna nunca dará bhakti á vocês, isso será uma grande ofensa. Mas vemos que há vários exemplos onde o guru (kanguru, ou falso guru)foi rejeitado, tal guru pensa que os discípulos são sua propriedade, que são eles? São gurus? Não! Na verdade eles são como os animais da austrália, kangurus, e o que fazem eles? Assim como os kangurus botam os filhotes na suas bolsas, tais gurus pegam o dinheiro dos discípulos e botam nas suas bolsas. Eles estão sempre criticando os vaishnavas, e dizem “Não vão até eles, apenas eu posso te salvar” mas um real guru, se algum vaishnava elevado vem até seu lugar, ele vai mandar todos os discípulos para vê-lo. Temos o exemplo de Narottama, Srinvas Acarya e Syamananda prabhu., o guru deles eram Lokanath Goswmai, Gopala Battha  Goswami, Hrday caitanya respectivamente, eram todos liberados, ainda sim eles mandaram seus discípulos para uma maior educação na escola de Jiva Goswami em Vrindavana. Essa é a atitude correta de um real guru. Eles ficarão muito felizes de mandar seus discípulos para um guru mais elevado. Se alguém atua em desacordo com os sastras e comportamentos vaishnava, ele não é um guru, vocês devem rejeita-los. Se não fazem isto, vocês irão ao inferno. Então vocês devem ser iniciados por um guru qualificado que seja capaz de lhe dar diksa apropriadamente.


Tirado de uma aula de B.V.Madhava Maharaj em Cebu, na ocasião do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, na presença de Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaj.





                                                                    Guru do Universo, Jagad Guru Srila Prabhupada

Nenhum comentário:

Postar um comentário