O amor mal direcionado

O Amor Mal Direcionado
 
Houve uma vez um jovem rei muito qualificado e belo chamado Bhartrihari, que era versado em todas as artes.  O rei Bhartrihari casou-se aos 25 anos de idade e adorava sua bela recém-casada esposa.  Ávido por satisfazê-la, ele a presenteou com um colar de jóias cujo valor ultrapassava  um milhão de dólares nos dias atuais.  Ele colocou o colar em sua esposa com suas próprias mãos, abraçou-a e disse: - Minha querida amada, este colar é muito precioso, por favor, mantenha-o sempre com você. 
O rei Bhartrihari era muito atraído por sua esposa, mas ela não sentia tal atração por ele.  Pelo contrário, ela estava atraída pelo chefe da guarda de seu marido, que era extremamente belo.  Assim, alguns dias após ter recebido o maravilhoso colar, ela o deu para o chefe da guarda desejando satisfazê-lo. 
Embora a rainha fosse muito apegada ao chefe da guarda, ele não sentia o mesmo em relação a ela, ele era apegado a uma prostituta. Alguns dias após ter recebido o colar, ele o deu de presente à prostituta desejando satisfazê-la. A prostituta não sentia o mesmo pelo chefe da guarda, ela era apegada ao rei.  Um dia ela presenteou ao rei com aquele mesmo colar desejando satisfazê-lo.  Vendo o colar o rei ficou perturbado e perguntou-lhe onde o havia conseguido. Assustada, ela não respondeu e o rei furioso disse:
- Se você não me contar a verdade, cortarei sua cabeça. A prostituta então revelou a verdade ao rei, que partiu levando o colar até o chefe da guarda.
O rei Bhartrihari perguntou ao chefe da guarda: - Onde você conseguiu isso?  Se você me contar a verdade eu não lhe farei mal, mas se você tentar escondê-la de mim cortarei sua cabeça.  O chefe da guarda revelou a verdade para ele e, naquele momento, o rei compreendeu que não existe amor verdadeiro neste mundo.  Ele imediatamente decidiu abandonar todos seus apegos mundanos. Ele abandonou seu reino, suas vestes opulentas e se tornou um renunciante espiritualista muito famoso.

 [A dor e a ira do rei Bhartrihari surgiram quando sua afeição tornara-se amarga, isto aconteceu por ele não saber como amar a todos – abraçando primeiramente o Amor Supremo. A miséria que ele provou devido à não compreensão do Amor Supremo, Deus, é comum neste mundo. Alguns de nos pensamos que Ele não existe, outros que Ele não tem forma ou qualidades e outros ainda pensam que existem diferentes divindades ou deuses para aqueles de diferentes crenças. O texto seguinte revela como qualquer um pode se tornar livre de todo sofrimento causado pela animosidade, inveja e desavença ao conhecer esta Realidade Divina única. - Nota do Editor]




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário