Guru Tattva - Refutando imitadores


Reconhecendo um guru genuíno

Para reconhecer um guru genuíno, uma personalidade transcendental que realmente viu a verdade – jnaninam tattva darsinah – gita- na sua mais profunda compreensão (Govinda), devemos levar em conta a conclusão dos Sastras assim como os livros dos seis Goswamis tais como Rupa e Sanatana, do contrário, estaremos sujeitos á errar e assim cometer suicídio espiritual.
Vemos também que tanto os seis Goswamis quanto os Gaudiya Acharyas, nos ensina através do próprio exemplo pessoal como se tornar um Vaishnava. No livro Prema Vivarta de Jagadananda Pandit, um muito íntimo associado de Sriman Mahaprabhu, encontramos a seguinte declaração: “Ó irmão, se você deseja repousar seu amor nos pés de Gauranga Mahaprabhu, lembre sempre do caso de Chota Haridas. Não coma alimentos saborosos e nem grandes quantidades e também não se vista com roupas luxuosas, mas sempre preste serviço á Radha e Krishna com todo seu coração”
Lemos na biografia dos seis Goswamis que eles não comiam mais do que grãos de arroz ou pão velhos que eram deixados até pelas vacas, e muitas vezes faziam jejuns por vários dias. Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada sempre dizia: “Ser consciente de Krishna é levar uma vida simples com pensamento elevado”.
Uma vez, o grande discípulo de Swami Prabhupada chamado Srila Gour Govinda Swami disse: “Mesmo que alguém use vestes de sanyassi, cante mais de 64 voltas de japa feita com tulasi de 5 kilos, siga todos os princípios de bhakti, não deve ser considerado guru se está envolvido com política e duplicidade”.
Gour Govinda Maharaj também nos aconselha á não sermos sectários ao analizarmos os sintomas de um sad-guru pois o sectarismo nos cobre a visão real dos fatos e as vezes nos leva a cometer ofensa ao vaishnava puro, a coisa mais perigosa para o aspirante a devoto.
Srila Bhaktissidhanta Sarasvati Thakura escreveu em uma das suas regras para a Gaudiya Math, uma coisa muito importante e um aviso á todos os seus sanyassis:

“Aquele sanyassi que adotou a ordem de vida renunciada e acha que deve ser honrado e servido por todos pode voltar para sua casa, não queremos tais pessoas aqui na Gaudiya Math. O sanyassi que viver aqui deve servir todos os visitantes visando ajuda-los na prática de suddha bhakti”

Este era o ponto de vista de Jagad Guru Bhaktissidhanta Sarasvati Thakura, o fundador da Gaudiya Math e mestre espiritual de Swami Prabhupada.


No livro de Rupa Goswami chamado Bhakti rasamrta sindhu se diz:

“O devoto não deve se esforçar muito para construir templos e arrecadar dinheiro, porque assim, ele não corre o risco de se degradar.”

Srila Raghunatha das Goswami nos aconselha a sempre buscar a associação de devotos puros, ou seja um Uttama Bhagavata. Raghunath das Goswami diz que se somos iniciados por um kanistha ou um madhyama, com certeza cairemos após um tempo, mas se tomamos inciação de um Uttama Bhagavata Guru, então temos boas chances.

Em um comentário de Bhaktivinoda Thakura sobre um verso do Gita ele nos dá uma dica e diz:

“Bharata varsa (Índia) é a terra mais gloriosa. Todas as encarnações de Deus e pessoas divinas nasceram aqui. É o único lugar do mundo que ainda se segue o varnasrama dharma, o qual favorece o avanço espiritual da sociedade. Sem varnasrama dharma, a sociedade se degrada e é por isso que os devotos puros de Deus e o próprio Deus nascem aqui.”

Assim, vemos através das palavras de Bhaktivinoda Thakura que os mensageiros divinos vão sempre tomar nascimento na Índia. Com exceção de Jesus Cristo, jamais uma encarnação de Deus ou um devoto eternamente liberado apareceu no ocidente, pois aqui não existe o sistema de varnasrama dharma. E mesmo na Índia, tais mensageiros não aparecem em grandes quantidades, ao contrário, é muito raro encontrar um guru genuíno mesmo em Bharata Varsa.

Temos que ressaltar também, que mesmo que a literatura védica nos dá dicas para reconhecermos um guru fidedigno, ainda sim, é o crédito devocional (sukriti), obtido em vidas passadas de cada um, que vai realmente determinar a escolha de um aspirante por um guru.

É comum hoje falar que os falsos gurus estão enganando o povo e que apenas eles são culpados por tudo. Porém a visão de Bhaktissidhanta Sarasvati Thakura sobre isso é diferente. Isto é encontrado na revista “Rays of harmonist” edição 19:

“A pessoa encontrará um guru de acordo com o seu particular destino. Pessoas de diferentes variedades de pré disposição, recebem de Bhagavan, quem é onisciente, um tipo particular de guru. Existem os que querem niskapata-krpa, a real misericórdia de Bhagavan. Estas pessoas são simples e sinceras de coração e Bhagavan manifesta á elas na forma de um guru e concede á elas total misericórdia. Mas para aqueles que querem kapata-krpa, a enganosa misericórdia de Bhagavan, maya, a energia ilusória de Bhagavan, manda á eles um “guru” de acordo com a particular disposição do seu coração. Não há impedimento para aqueles que são sinceros na busca pela Verdade. Eles vão muito rapidamente encontrar um guru genuíno.”



Baladeva Das B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário